quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Assuntos relativos à Educação Especial....no nosso Agrupamento

No final de cada período lectivo, os itens da ficha de auto-avaliação para os alunos de Educação Especial que usufruem de um currículo especifico individual têm que ser de acordo com os critérios de avaliação definidos no início do ano lectivo, de acordo com as capacidades de cada aluno. Tenho uma proposta de ficha, que facilito a quem ma pedir.
Nas reuniões do final do Primeiro Período, tem que ser feita a avaliação das medidas educativas especiais aplicadas (a todos os alunos com Necessidades Educativas Especiais de carácter permanente), incluindo a avaliação do Plano Individual de Transição para os alunos que dele usufruem.
Para os alunos que usufruem da medida educativa especial currículo específico individual, não se realiza Plano de Recuperação .
Nos 2º e 3º ciclos, a avaliação continua a ser quantitativa para todos os alunos, acompanhada de uma apreciação descritiva sobre a evolução do aluno e uma menção qualitativa de Não satisfaz, Satisfaz e Satisfaz Bem, nas áreas curriculares não disciplinares (incluindo APS), também acompanhada de uma apreciação descritiva sobre a evolução do aluno.
Na Pauta de avaliação, só se deve colocar a seguinte alínea e quando o aluno usufrui de um currículo específico individual: “O aluno usufrui de um Currículo Específico Individual (artigo nº 21 do Dec. Lei nº3/2008, de 7 de Janeiro)”, incluindo as ACND.
Na Educação Especial, só os alunos com currículo específico individual é que devem realizar testes diferentes.
Para um aluno que apresenta dislexia que ainda não foi diagnosticada:
-é necessário que o Encarregado de Educação apresente um relatório (de preferência realizado por referência à Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde-CIF) por um psicólogo ou por um médico especialista em neurologia, a confirmar a problemática;
-o professor titular de turma ou os professores das disciplinas analisarão se a dislexia do aluno tem interferência negativa na actividade e participação do aluno (resultados escolares).Em caso afirmativo, o professor titular ou director de turma realiza um relatório pedagógico, preenche o Formulário de Referenciação (que está na página do Agrupamento- Departamento de Expressões) e envia-o por mail ou entrega-o directamente na Direcção Executiva.
- para que o aluno usufrua de condições especiais nos exames nacionais, a dislexia tem que ser diagnosticada e confirmada até ao final do 2º ciclo de escolaridade;
Os alunos com dislexia têm direito a usufruir de apoio pedagógico personalizado (só o aluno ou um grupinho com as mesmas características), por um docente de Língua Portuguesa para desenvolver a leitura e a escrita, principais problemas da dislexia.

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