quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A Educação Especial em Silves

No Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Garcia Domingues e no presente ano lectivo, há 32 alunos com Necessidades Educativas Especiais de carácter permanente (2 no JI de Silves nº1, 11 na E.B. 1 de Silves nº1, 5 na EB1/JI de Silves Nº2, 9 no 2º Ciclo e 5 no 3º Ciclo). As suas problemáticas são diversas tais como: Hipoacúsia, Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Défice Cognitivo... Estes alunos de Educação Especial podem usufruir de várias medidas educativas especiais: a) Apoio pedagógico personalizado, b) Adequações curriculares individuais, c) Adequações no processo de matrícula, d) Adequações no processo de avaliação, e) Currículo específico individual ou f) Tecnologias de apoio. Estes alunos têm sido apoiados por quatro docentes (um horário tem sido partilhado com a Escola Secundária de Silves, que não pertence a este Agrupamento de Escolas).
Na E.B. 2,3, no sentido de responder de forma mais eficaz a todos, para além do apoio prestado dentro das salas de aula a alunos que usufruem da medida educativa especial Adequações Curriculares Individuais, foi criada uma sala de resposta para alunos com Currículo Específico Individual.
Nesta sala, são apoiados individualmente sete alunos de forma a promover o seu desenvolvimento pessoal, utilizando todo o seu potencial físico, intelectual, criativo e social, para que possam viver como cidadãos válidos, autónomos e ajustados.
São desenvolvidas várias actividades tais como: leitura criativa e funcional, matemática funcional, trabalhos manuais, jogos de desenvolvimento cognitivo, actividades para o desenvolvimento da motricidade, informática, educação, actividades da vida diária, entre outras.
De acordo com a legislação, são ainda proporcionadas aos alunos que completem a idade, actividades de transição para a vida pós-escolar. Eles desenvolvem trabalhos de jardinagem, manutenção e arranjo da escola, dão apoio às actividades da Biblioteca da E.B. 2,3 e aos Assistentes Operacionais do Bloco 9 e podem colaborar com instituições exteriores à escola (cabeleireiro, atelier de pintura…).
Uma dos maiores obstáculos que a Coordenadora de Educação Especial tem sentido consiste na colocação bastante tardia dos docentes.

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